E vamos ao risoto, que saiu espetacular, modéstia à parte.
Primeiro o caldo vegetal, porque risoto nao se faz com agua, mas com caldo: fervi uma cenoura média, uma cebola média, um pedaço de aipo, meio dente de alho, um raminho de alecrim, e meio tomate que eu salvei do mofo. Numa outra panela refoguei uns pedacinhos beeeem pequenininhos de peito de frango, assim quase carne moida, em cebola dourada no azeite. Na verdade nem precisava do frango, mas é que eu sou carnivora e gosto do saborzinho da carne em tudo que eu como. Quando o bichinho pegou uma corzinha basica, juntei duas abobrinhas cortadas em cubinhos e deixei cozinhar um pouco – UM POUCO, nada de abobrinha molenga, olha lah, hein!
Na panelona T-Fal de cabo nova refoguei cebola no azeite (o ideal é usar o scalogno, um tipo de cebola mais delicado, mas nao tem tu, vai tu mermo, ataquei de cebola comum), botei o arroz*, deixei fritar um bocadinho, joguei meio copo de vinho branco tabajara, deixei evaporar, e fui adicionando o caldo vegetal aos poucos, mexendo sempre. Haja braço pra fazer risoto, é um saco. Mas enfim: mais ou menos na metade do cozimento do arroz, joguei umas folhinhas de radicchio cortadas em pedacinhos. O risoto ficou meio lilas por causa do radicchio, uma coisa foférrima :) Quando vi que o arroz tava querendo ficar cozido, juntei as abobrinhas com os microfranguinhos. Quando o arroz fica al dente (se nao gostar de al dente e quiser mais cozido, é soh cozinhar mais, oras!), bota-se um pedacinho de manteiga, um pouco de parmesao, mexe-se bem e deixa-se repousar, tampado. No nosso caso o repouso do risoto durou uns 2 segundos, porque estavamos morrendo de fome. Mais parmesao em cima, e pronto! Mas um parmesao decente, né, crianças, nada daquelas coisas pré-raladas cheias de casca de outros queijos nojentos.
* Na verdade usamos uma mistura de tres cereais que vimos nos supermercado outro dia e resolvemos experimentar: é arroz arborio, cevada e trigo. Bonzao.
Batemos dois pratoes cada uma. Nem precisamos comer o peito de frango recheado com linguiça e alecrim assado em caminha de cebola que mamae fez ontem.
***
Amanha é dia de gastronomia toscana: vamos a Firenze e quero fazer mamae experimentar a ribollita. Vou ver se acho uma receita decente pra voces, a bichinha é boa demais. E olha que eu nao sou fa de verduras e legumes.
buonasera!