Ontem sairam nos jornais os resultados de mais um censo por aqui. Nao me lembro os dados direito, mas se minha memoria nao me falha tanto, 4 milhoes de italianos jah ultrapassaram os 80 anos, e nao sei quantas mil pessoas aqui tem (circunflexo) mais de 100 anos. A expectativa de vida pro homem italiano estah em torno dos 77, e pra mulher, 82. Isso faz da Italia o pais mais velho do mundo, como alias jah comentei antes aqui.
No mesmo jornal, li sobre os incentivos de outros paises europeus em termos de estimular a populaçao a se reproduzir, jah que os resultados tragicos dessa desproporçao aposentados/economicamente ativos sao obvios. E aqui nao se faz bissolutamente nada pra mudar isso: fora alguns poucos beneficios do governo pra jovens recém-esposados, de concreto nao hah nada. Criar um filho aqui é caro, muito caro. Nao hah lugar nas creches; nao existe ajuda financeira direta, nem facilidades particulares de plano de saude, odontologico, etc.
Mas isso tudo a gente jah sabe, e é um assunto muito chato. Agora na TV tao falando exatamente desse censo, mas o que me chamou a atençao foram as entrevistas com velhinhos nas ruas de todo o pais. A pergunta: qual o segredo da longevidade? Algumas das respostas:
– Eu estou em boa forma assim aos 80 anos porque sempre trabalhei como um asno.
– Faça da comida o seu remédio! Alimentaçao saudavel previne e cura tudo que é doença.
– Ah, caminhe! Se tem preguiça, compre um cachorro! Assim voce vai se ver obrigado a caminhar, mesmo contra a sua vontade.
– Brinque com os netinhos!
Parece facil, né.
p.s.: esqueceram de dizer que nao pode fumar. Alias, jah mandei todos os fumantes do mundo irem tomar no c* hoje? Ah, nao? Entao to mandando agora