Um calor senegales aqui, o

Um calor senegales aqui, o verao mais quente dos ultimos 40 anos o desse ano, é a previsao. Hoje, amanha e depois serao os dias mais quentes desse mes, dizem. A alta umidade faz a sensaçao térmica aumentar em 4 ou 5 graus.

Nos fins de semana o povo vai todo “al mare”, ou, pra quem tah aqui na Umbria longe do mar, pegar sol onde der: no quintal, no alto do monte Subasio, soh faltava ir pegar sol na laje, aquela coisa bem P.I.M.B.A. mermo.

Eu jamais entendi essa avidez das pessoas pelo calor. Tudo bem, frio é um saco, metade do ano frio é mais saco ainda, mas pelamordocacau, sempre achei praia um programa totalmente de indio. Minha ultima memoria de praia sou eu pequena, sentada numa cadeira, com a cabeça coberta por uma toalha, lendo meu livrinho escondida do sol; todo mundo me enchendo o saco pra sair da toalha e pegar sol e me divertir, e eu muito puta da vida me escondendo cada vez mais. Na adolescencia ia à praia porque todo mundo ia, mas sempre ficava sentada embaixo da barraca. E nao soh porque sempre fui gorda e celulitosa e, caridosa, poupava os outros seres humanos da visao tragica do meu corpo estilo bonequinho Michelin em trajes de banho. Mas também porque sou fotofobica, porque suo pouco e por isso sinto MUITO calor, porque sou relativamente clara, queimo muito e bronzeio pouco, porque acho vulgar a pele bronzeada, porque tenho cabelo ruim e com bronzeado fico, além de vulgar, parecendo uma africana (nada contra os africanos, simplesmente nao tenho a menor intençao de parecer uma coisa que eu nao sou), porque odeio agua salgada grudando na minha pele, porque odeio areia entrando em todos os poros e orificios do corpo, porque acho tediosissimo ficar parado torrando no sol, porque nao quero ter cancer de pele, porque a unica parte do meu corpo que eu gosto é a minha pele, que por sinal é espetacular, e pretendo mante-la assim espetacular por muito tempo, e pra isso preciso evitar o sol feito o diabo e a cruz – entre outros motivos. Aqui na Italia neguinho é louco por sol: antes do verao começar de verdade o pessoal começa a fazer “lampada”, ou seja, bronzeamento artificial, pra nao aparecer branquelo na praia… Posso?

Menu do dia: penne com abobrinha, cenoura e filé de salmao enlatado (lembra de looonge o salmao fresco, mas ainda é melhor do que atum enlatado).

Alias, a maioria das coisas que aprendi a comer aqui começam com a: atum, aspargo, alcachofra, azeite… As unicas tres coisas que eu realmente nao consigo comer nem sob ameaça de morte sao azeitonas, pimentao e tomate cru. Vinagre e cha, esses nao tem jeito mermo: me dao vontade de vomitar. Odeio bebidas quentes em geral. Chocolate quente, soh aqueles bem densos, mais pra mingau do que pra coisa liquida. Nada como um leite gelado com Nesquick pra saciar um desespero glicolico… Nham nham.