A pedidos, o risoto de camarão do Ano Novo :)
Não sei quanto botei de camarão; fui à peixaria e pedi “me dá um punhado de camarão”, a menina botou na balança (não vi o peso), achei melhor pedir mais um pouco. Usei camarões cinzentos, daqueles graúdos.
Limpei os camarões direitinho, lavei bem e deixei num prato com alho picadinho, azeite e salsinha picada, de manhã até a hora do jantar.
Refoguei um tiquinho de cebola ralada em um pouco de manteiga, juntei o arroz (usei o tipo arboreo, mas qualquer um pra risoto vai bem) e deixei refogar uns minutinhos. Juntei um pouco de vinho branco, esperei evaporar e adicionei duas conchas de caldo de camarão (o ideal é ferver as cascas e cabeças pra fazer o caldo, mas os meus crustáceos vieram descabeçados, então usei um caldo Knorr sabor camarão mesmo, que trouxe do Brasil porque aqui não tem). O chato do risoto é que tem que ficar vigiando, senão cozinha demais e fica uma bosta, ou então seca e cola tudo na panela. Quando estiver um pouco mais cru que al dente, junte umas abobrinhas picadas em cubinhos (eu boto sempre uma abobrinha por pessoa, pra dar mais volume não-calórico ao prato, mas meia por pessoa já tá de bom tamanho) e os camarões temperados. Quando o arroz estiver al dente, os camarões cor-de-rosa e a abobrinha já cozida mas não desmanchando, pelamordedeus, o risoto tá pronto. Se quiser dar um tcham final, misture um pouco de açafrão só quando já estiver quase pronto, senão fica amargo. Se fizer como eu e usar o caldo Knorr, preste atenção pra não exagerar no sal. Sirva quentíssimo, E SEM PARMESÃO.