san francisco

Hoje tivemos um dia de turistões mesmo. Não fomos a Alcatraz, mas visitamos o Pier 39 e seus leões marinhos, passeamos ao longo da Marine, descemos a Lombard, tiramos foto do cable car, fomos ao Fisherman’s Wharf, vimos Sausanito e tal.

Estou adorando a cidade. Completamente diferente de tudo o que eu já vi nos EUA, mas isso eu já sabia. A cidade é colorida, alegre, cheia de gente andando nas ruas, a pé, de bicicleta, de patins, com cachorro, com criança, de patinete, de skate, de Segway. Em suma, é muito mais européia do que a cidade americana média, e acho que é por isso que eu estou gostando tanto. Porque é vivível. Tudo bem, tem aquele monte de ladeiras (minha mãe iria detestar, é traumatizada com ladeiras), mas todo o resto compensa. Dá vontade de sair morando em todas aquelas casas lindas, não só as vitorianas mas inclusive outras mais modernas, com janelões, onde, como na Holanda, o pessoal bota coisas bonitas pra quem passa ver: vasos, flores, esculturas, escrivaninhas antigas, abajures particulares.

Terminamos o dia no Financial District. Jantamos no Ristorante Umbria, do irmão de um cliente da Chiara, onde eles jantaram quando estiveram aqui em lua-de-mel. E aqui faço um aparte: COMO ITALIANO É CHATO E BOBINHO! Tipo, saímos da Itália no domingo, hoje ainda é terça e já estavam todos se coçando com crise de abstinência de macarrão! Acabamos pagando quase 20 dólares cada um por um prato de pasta vagabundo, porque apesar do dono do restaurante ser italiano a clientela não é, então acabam saindo aberrações tipo amatriciana sem pecorino, molho de tomate com orégano etc. Cara, na boa, só sendo muito babaca pra 1) sentir saudade da sua comida mais ou menos 36 horas depois de sair de casa; 2) sentir saudade suficiente pra arriscar comer a comida do seu país sabendo que a probabilidade de ser uma bosta ser altíssima; e 3) pagar caríssimo por isso. Mas fazer o quê, já desisti de entender há tempos. Demos uma volta na Union Square pra sondar as lojas a serem atacadas amanhã, enquanto fazíamos a digestão, e viemos mimir porque hoje andamos pra cacete.

Fotos no flickr.