O lance é o seguinte: pelos motivos de sempre a Alitalia está, perdoem-me o francês, fodida e mal paga. Então todo mundo anda há meses metendo o bedelho pra decidir o que fazer com a bichinha.
Quando foi anunciado o flop total da companhia a Air France-KLM fez uma proposta, cheia de amor pra dar. A Air One, que também é italiana, fez outra, mas eu ouvi da boca de aeromoças e funcionários de terra da Alitalia que se a Air One ganhasse a parada e comprasse a Alitalia a coitada faliria de novo rapidinho, visto que a Air One aparentemente não tem dinheiro nem pro papel higiênico dos banheiros. O governo da época, de esquerda, começou as negociações com a Air France-KLM, até porque não tinha mais ninguém no páreo pra comprar o elefante branco. Aí começou a campanha eleitoral.
Berlusconi saiu logo jogando pedras pra todos os lados: Air France não, imagina, a nossa companhia de bandeira não pode ir parar nas mãos dos malvados franceses, Alitalia é nos-sá, ahá, uhú, vamos dar um jeito, afinal somos italianos e não desistimos nunca. Pois bem; o maldito Cavaliere dos infernos foi eleito, como todo mundo está careca de saber (menos ele, que fez um transplante de cabelos bárbaro e de careca não tem mais nada), começou com as suas palhaçadas de sempre, as leis personalizadas pra tirar o dele da reta, a pantomima dos soldados nas ruas* etc. Passado esse furor inicial, voltou-se ao assunto Alitalia. Continua tudo na mesma, porque ninguém quer aquele traste. A Air France-KLM soltou um verdão de novo, assim como quem não quer nada, refazendo a proposta. E então agora o governo está achando ótimo e já está tudo praticamente acertado, a Alitalia vai ser vendida pra Air France-KLM e vai passar (talvez) a se chamar Compagnia Aerea Italiana.
A pergunta que não quer calar é por que raios o acordo inicial foi violentamente desmantelado pelo Cavaliere Calvo se agora ele começa as negociações todas de novo. O problema é que o acordo atual é menos vantajoso para os funcionários e para as finanças da empresa, e a oposição, junto com os sindicatos, está puta da vida, com razão, suspeitando de mutretas várias. Só o deus sabe o quanto o pessoal do alto escalão está ganhando com essa história.
*Isso é assunto pra outro post, aguardem.