Quem me conhece sabe que eu sou fã de Tolkien e que já li TLotR umas 13 vezes. Tenho todos os filmes na versão extended, que já vi várias vezes, adoro. Pois segunda-feira lá fui eu sozinha ver O Hobbit no cinema Leblon, não o do shopping, aquele de rua mesmo. Fui a pé, nesse calorzão doido, pra encarar a sessão das 13:30. Além de mim, só outras três pessoas no cinema. Tirei meu micro pacotinho de M&Ms da bolsa, comprado numa Lojas Americanas no caminho, e botei os horrendos óculos 3D. Meu parecer:
– ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO 3D. Que porre! Vejam bem, não sei se é a culpa do 3D ou dos 48 frames, mas o fato é que os efeitos especiais, embora não se tornem mal feitos, perdem muito do seu impacto. Na verdade o filme inteiro fica com aspecto de Sítio do Pica-Pau Amarelo, não sei se estou conseguindo me explicar. Muito esquisito.
– A música é muito boa (Howard Shore, baby). A balada Song of the Lonely Mountain é linda, e cantada (e hummed) pelos anões ficou mais bonita ainda.
– Os figurinos, pra variar, são tudo de bom.
– O Lindir é viado.
– O roteiro é bom, boa adaptação do texto original, o ritmo do filme ficou interessante. Tem bastante ação, e um monte de apelações e deus ex machina, mas o livro, completamente diferente do TLotR, é meio assim também, leve, cheio de gracinhas e trocadilhos e poesias irônicas, de modo que acho que o filme não fugiu muito do estilo do livro.
– O elenco é ótimo. O Ian McKellen está ve-lho, céus. Os olhos dele estão caídos estilo dacschund. Mas continua ótimo. O Bilbo está muito bom e os anões são todos ótimos, até o pitéu Kili e os bobões Bifur, Bofur e Bombur. Dos virtuais: o Gollum está meio diferente, mas sempre muito bom. O rei dos goblins é muito bem feito, embora eu ache que o seu tamanho combinasse melhor com uma voz mais retumbante. Os goblins todos, no geral, dão bem a ideia de maggots, de coisas rastejantes e infestantes, ficou bem legal.
Digamos que saí bem contente do cinema. Semana passada vi 007 e também achei muito bom. Agora quero ver Argo, que todo mundo já viu e adorou, menos eu, mas não sei quando vou conseguir. Fico tão felizinha quando vejo filmes bons, vocês nem imaginam. Quando não são dublados em italiano, então, nem se fala.
Ai, estou doida pra ver! Devia ter ido em Michigan, aproveitando pra deixar as crianças com a sogra. Mas com as festas mil de final de ano não deu nem tempo pra nada :-( Já estou vendo que vai ser só em DVD…
Achei excelente tb!! Aguardando a parte II (que deve ser a travessia da floresta) e a parte III (montanha, um pequeno ladrão e a batalha dos 5 exércitos)