Hoje foi feriado (dia da República) e aproveitamos o dia bonito mas não excessivamente quente pra dar uma passeada. Moreno estava aqui por perto e passou pra pegar uns negocinhos pra tapar os ouvidos. O pai tem um terreno perto de casa, onde planta videiras, batatas e outras coisinhas, e o dono do terreno vizinho às vezes se faz de desentendido e planta milho até dentro do terreno dele. Cansados de reclamar, resolveram fazer uma cerca. Pra fazer a cerca, precisa cavar buracos profundos, mas máquina esburacadeira faz um barulho danado e Moreno cismou que queria os negocinhos pros ouvidos. Aproveitamos que ele ia a Santa Maria e pegamos uma carona. Do terreno à casa da Arianna deve ser um quilômetro e meio, que fizemos a pé, admirando as belas casas da zona. Ainda demos mais uma volta com o Leguinho depois, pra distrair o coitado enquanto o Ettore não voltava da consulta pós-operatória. Meu carro e a lambreta estavam lá desde o início da semana, e aproveitamos pra trazê-los de volta pra casa. Almoçamos tagliatelle com molho de ganso e enquanto o Mirco chapou no sofá aproveitei pra terminar uma tradução chata.
Acabei dormindo também e quando acordamos já tava no final da tarde, e as provas de som pra festa aqui embaixo já tavam começando. Fomos ao cinema em Foligno, que é mais barato e mais tranqüilo, ver, finalmente, o último Star Wars.
O cinema tava vazio, como sempre. Em Foligno não há shopping center e os cinemas são de rua, de instalações modernas mas em prédios antigos, e aí neguinho não vai. Melhor pra gente, que não gosta de farofada.
Eu gostei do filme. Muito. Preciso rever todos os outros mais uma vez, pra entender detalhezinhos que me escaparam, mas achei muito maneiro. Nem vou comentar a canastrice do Anakin porque a Igor-ciganice dele é tão óbvia que nem vale a pena. Nem vou falar dos figurinos também, porque vocês tão carecas de saber que eu a-do-ro essas coisas. Vou reclamar é da dublagem/tradução italiana. Porque aqui Darth Vader virou Darth Fenner (com direito aos dois enes pronunciados comme il faut). Leia virou Leyla. Chewbacca virou Chewbecca. E Jedi, pasmem, se pronúncia djédi. Fora esses pequenos detalhes broxantes, me diverti muito. Jantamos no chinês ali perto e estávamos tão cansados da semana pesada que nem nos incomodamos com a música chata da festa, capotamos assim mesmo.