la tempesta

Rapaz, vou te dizer… Já ouvi falar e li em várias fontes que a Itália é o país campeão de raios no mundo, e acho bastante provável. Chove muito pouco, pra quem tá acostumado com o Rio, mas quando chove, socorro! Parece que o céu vai cair sobre as nossas cabeças! Cada trovoada de tremer a casa, ventos furaconídeos, agora há pouco começou a cair granizo e tive que botar as plantas pra baixo da varanda do vizinho de cima (porque planta suculenta é guerreira, mas não vamos exagerar). Fiquei, sei lá, quarenta e cinco segundos do lado de fora a quando entrei estava encharcada e congelada. O estabilizador do computador toda hora dá um apito, coitado.

O bom é que fica um silêncio… Os velhinhos e as crianças que passam a bella stagione na rua, falando muito alto como sempre, estão enfiados em casa. Normalmente a italianada fala tão alto que nem fechando as janelas com vidro duplo tem-se paz dentro de casa, mas com o tempo assim quem é que bota o nariz pra fora! Minha casa virou uma bolha. Na verdade essa é uma das únicas coisas boas do inverno: o silêncio. Porque eu odeio gritaria.

Ainda bem que eu acordei cedo e às oito e meia já tava na porta do supermercado (de bicicleta, lógico) pra comprar os tomates-cereja e o pão fresco pro almoço : P