Da série A Propaganda Italiana
Umas das poucas que eu gosto sao as da RAI, te convocando a pagar a assinatura (sim, como a BBC, precisa pagar pra ter RAI em casa. Na verdade pra ter TV precisa pagar a assinatura, porque a RAI entra na sua TV de qualquer jeito, e entrando, tem que pagar). O slogan é “nao se preocupe: nos temos outros programas” – com “programas” no sentido de “planos”.
Uma é uma mae dando papinha ao seu bebe. Ela começa a recitar: come, meu filho, come pra voce crescer forte e bonito… aih voce vai poder entrar pra nataçao, que nem o seu irmao. Vai à escola, depois à universidade, vai virar advogado, que nem o seu pai. Vai arrumar uma namorada bonita, voces vao casar e viver numa casa grande, bonita… E eu vou morar com voces. Nesse ponto o bebe cospe toda a papinha na cara da mae, e entra o slogan.
Outra sao varias mulheres sentadas em torno de uma piscina. Todas com maio preto, toalha brancas enroladas no corpo e nos cabelos. Percebe-se que estao numa espécie de spa quando uma voz feminina no alto-falante começa:
– Prezadas hospites, este serah o cardapio da semana: segunda-feira: almoço, uma maça. Jantar, um pacote de cream crackers ou uma maça. Terça-feira: peixe cozido em agua. Jantar, uma maça. Quarta-feira: almoço à escolha: uma maça ou uma maça.
Continua assim, repetindo essa tristeza de menu, a camera vai passando pelos rostos das mulheres, obviamente desperadas, até que uma delas simplesmente capota dentro dagua. Estava sentada, e cai pra frente, dentro da piscina, se larga dentro d’agua. Entra o slogan.
***
Depois tem duas que ganharam premios na semana passada:
Uma da Peugeot, que se passa acho que na India. Um cara olha pra foto do novo Peugeot numa revista, olha pro carro caquético dele, entra no carro e começa a “trabalhar”: começa a bater com o carro de frente, atras, de lado, de tudo que é jeito, até que o carro, amassadérrimo, fica a cara do Peugeot. Aih ele sai de noite no carro com os amigos, e o olhar sexy que ele lança de dentro do carro pras garotas na rua é de matar de rir.
E a outra é das Paginas Amarelas, da mesma série daquela maravilhosa com o labrador na praia. Uma mulher lindissima desce do trem e começa a olhar em torno, procurando alguém. A voz em off diz: voce estah procurando o amor? amor sem limites, amor enlouquecedor, uma paixao inesquecivel, blah blah blah… Corta pra mulher, que estah apertando os olhos que nem miope sem oculos. A voz em off: ou voce estah procurando um oculista?
***
E agora tchau que viemos almoçar na casa da sogra mas é hora de voltar pro apartamento.
bitocas