A Sina
Mulheres de cabelo ruim formam uma espécie de sociedade secreta. Sabe gente (estupida) que fuma, que quando fica sem (a merda do) cigarro é soh pedir pra um outro idiota qualquer que esteja fumando, que dificilmente lhe negarah um cigarro? Sabe judeu, que é bem recebido por outros judeus em todo o mundo? Pois é. Mulher de cabelo crespo é assim. Afinal de contas, quem carrega um fardo desse tamanho tem mais é que ser solidaria com outras semelhantes sofredoras.
Qualquer creminho novo que sai, e logo todo mundo fica sabendo. A noticia corre mais rapido que pivete carioca. Começam a rolar varias trocas de amostras, potinhos pra cah, potinhos pra lah… “Trouxe um pouquinho pra voce, ficou otimo no meu cabelo…” “A Lulu experimentou, achou um espetaculo! E olha que o dela é bem crespo jah na raiz!” “Ah, mas o meu é mais seco, serah que resolve?”
Se o creme é importado e caro, começam os contrabandos, as vaquinhas pra comprar um pote e experimentar. Eh muito engraçado :) Eu e minha mae, eu mais do que ela porque o dela é ondulado, o meu é pixaim mermo (pixaim é com x ou ceagah?), nao podemos ver um creminho com uma neguinha no rotulo que compramos logo. Tudo que usamos no cabelo é da linha afro. E qualquer novidade vira imediatamente o assunto do momento…
Eu atualmente estou me dando relativamente bem com um leave-in (porque cabelo ruim PRECISA de leave-in) da Image, o Intrakera. Estou usando hah mais de um ano – comprei logo o vidro de meio litro. Eh horroroso, uma coisa verde gosmenta, mas dah uma segurada no volume. E depois tem que rolar sempre uma coisa oleosa. Jah tive minha fase oleo Nujol, mas passou rapido ;) O oleo da Frizz-Ease é OTIMO, mas caro e aqui é dificil de achar. Aqui na Italia descobri um negocio chamado Oil Non Oil, com proteinas da seda, sei lah. A embalagem é absolutamente hedionda (e portanto ficou otima em cima da minha Comoda Hedionda), mas o bichinho é legal, o cabelo nao fica grudento, melecado.
Aih minha mae vem do Brasil e me traz, além do cachorro, do onipresente guaranah e do benditissimo e louvado suco de maracujah de garrafa, varias novidades cabelo-crespais. Um shampoo da Ox, que ela diz que ficou otimo no cabelo dela, embora as coisas da Ox normalmente tenham um efeito assim ligeiramente devastador sobre o meu pobre bom-bril. Creme de mocotoh Ebony (mais pobre, soh Neutrox rosa). E um oleo de silicone que eu nem sei de que marca é, sabe aquelas coisas que a manicure te vende e provavelmente ela merma fez em casa, usando ingredientes estranhos e de qualidade duvidosa que eu prefiro nao saber quais sao? Pois é. Hoje lavei o cabelo com o shampoo da Ox, usei creme Seda Neguinha (esqueci o nome do ingrediente ativo, mas sei que é alguma coisa amazonica e tem uma neguinha no rotulo, é comigo mermo!), depois taquei o creme de mocotoh Ebony e o tal oleo nao-identificado. O maximo que pode acontecer é essa mistura criar um efeito napalm sobre a minha cabeça e destruir todos os meus cabelinhos. Mas sabe que de repente é uma boa? Vai que depois que começar a crescer do zero o bicho resolve vir liso, que nem de japonesa…?
***
Agora tchau que vou levar Mami e meu exaustissimo e lindissimo cao, que alias se encontra nesse momento estirado sobre o tapete Ikea aqui do “escritorio” em casa, pra dar uma volta em Perugia. Espero que nao chova, porque chuva detona qualquer cabelo ruim.