Eu acho que jah comentei aqui, mas repito: na minha opiniao, um dos maiores males do mundo é que as pessoas levam tudo muito a sério. Ou melhor, levam a sério coisas erradas e se esquecem de se preocupar com coisas que deveriam ser sérias. Por exemplo: uma pessoa que perde tempo tentando interpretar um comentario que nao vai além disso – de ser um comentario, uma opiniao pessoal absolutamente nao interpretavel – , se ofendendo sem motivo e usando comentarios brilhantes como “meu marido é alemao e é lindo” soh foi capaz de ser bobinha assim porque tem tempo e energia sobrando. Porque quem se preocupa em fechar a torneira quando escova os dentes, em nao jogar lixo na rua, em parar o carro pro pedestre atravessar, em comer verdura e fruta todo dia, em juntar um monte de roupa pra passar pra gastar menos eletricidade com o ferro, em ajudar turistas perdidos na rua, em dar atençao ao velhinho que puxa papo no metro, em recolher o coco do cachorro, em usar camisinha, em andar a pé ou de bicicleta quando for possivel evitar o carro, em nao deixar o ar condicionado pingar no do vizinho de baixo, em sorrir pro vizinho no elevador, em lembrar o nome das pessoas às quais é apresentado, em ler muito, em aprender sempre, em escutar os outros e em falar o que sente, em dar risada pra desopilar o figado, em nao criar filhos monstrinhos tiranicos, em nao sujar a praia, em usar o fio dental depois de comer e lavar as maos depois de fazer xixi, enfim, quem se preocupa em ser civilizado nao tem tempo pra encher o saco dos outros por motivos ridiculos. Sou humana e tenho o direito de achar feio, chato e bobo quem eu bem entender, assim como qualquer um tem o direito de me achar feia, gorda, chata. Soh nao tem o direito de vir me encher o saco.
E se tem neguinho achando que me chamando de feia vai me ofender, espera sentado. Jah passei da fase de me incomodar com o que os outros acham. Incomodada ficava a sua avoh. Sou feia? Gorda? Tenho cabelo ruim? Pois pra compensar sou interessantérrima, engraçada, esperta, safa, inteligentissima, tenho um diploma foda, falo duas linguas fluentemente e sem sotaque, cozinho bem, nao sou alérgica a nada, faço os outros rirem e rio muito também, nao tenho carie nem espinha, leio 2 livros por semana, quase nunca fico doente, adoro cinema, tenho um cachorro espetacular, tenho uma familia barbara, sou carioca, estou sempre cheirosa, tenho maos lindas, escrevo bem, nao fumo, bebo com moderaçao, sou pontual, sou amiga da Hunka, do Hiro, da Newlands, do Pfaender, da Maria Marta, do Telmo, sou rapida e eficiente em tudo o que faço, entendo de computador e soh nao entendo mais de internet porque nao tenho saco, faço minhas proprias unhas muito bem, nao levo horas pra me arrumar pra sair, fecho os olhos quando como chocolate, as crianças me dao tchau na rua, adoro caminhar, nunca joguei lixo pela janela do carro, adoro escrever cartas, digito com os dez dedos, sou comunicativa, sou observadora, aprendo qualquer coisa na velocidade da luz, passo roupa direitinho, tenho memoria fotografica, nao tenho caspa, hah dois anos nao como manteiga, vendo salame de javali como ninguém, sou alta, adoro bicho, nao acredito em caridade, soh tomo e prescrevo remédio quando nao tem outro jeito, como com os talheres na posiçao certa, lavo minhas proprias calcinhas. Entre outras qualidades. Entao que nao venham me torrar o saco me chamando de futil sem nem me conhecer. Nao tenho nada a dizer a gente que responde a um comentario simples com um inflamado “voce sabia que Berlim é uma das cidades mais importantes da Europa”? E daih? A rainha da Inglaterra é a rainha da Inglaterra e nem por isso os chapéus dela sao menos ridiculos.
Meu post sobre a feiura dos alemaes foi aparentemente numa mailing list qualquer, obviamente sem autorizaçao minha. Nao sei quem foi que fez essa gracinha, esse primor da falta de educaçao, mas sei que praga de brasileira morando em Bastia pega, e pega pra valer. Entao, pra voce que me fez essa cachorrada, pra voce, coitadinha de nome brega que tem marido alemao lindo, pra voce que me fez a gentileza de esclarecer que Berlim é uma das cidades mais importantes da Europa, pra todo mundo que leva a sério observaçoes pessoais sobre a feiura dos alemaes: desejo a voces muita alergia a camarao e a chocolate, filhos asmaticos, verrugas na ponta do nariz, gengivite, chulé, queda de cabelo, mau halito, perda de memoria bem quando quiser lembrar o nome daquele ator que fez aquele filme. Vao achar coisa melhor da vida pra fazer, vao. E se nao gostaram do que escrevo, a porta da rua é serventia da casa.
Eu, hein.
p.s.: Berlim e os berlinenses continuam feios, voces sabem, né.
***
Mudando radicalmente de assunto, que esse jah me encheu: jah me mudei. Passei uma semana de tédio no apartamento novo em Bastia. Tédio porque muita gente ainda tava de férias, a cidade tava vazia, e nao trabalhamos, entao passei os dias arrumando a casa em camera lenta pro tempo passar mais rapido, e caminhando com o Legolas quando nao tava muito quente na rua. Trabalhei na loja do Fabrizio o Louco alguns dias; a praça andou animada, shows os mais variados (incluindo o de uma banda de rock cristao brasileira, a Oficina G3, que eu obviamente nao conhecia, coisa que deixou o pessoal da organizaçao muito decepcionado), vendi altos vinhos, uhuu. Hoje retornamos ao trabalho, mas ainda nao tem muito o que fazer, como voces podem notar.
A Telecom prometeu o modem pra hoje; vamos ver. Tenho fotos germanicas pra acompanhar os posts detalhados sobre a viagem. Ainda nao tirei fotos da casa nova, mas virao, virao. Se a Telecom deixar.
(aposto que a Telekom alema jamais deixaria um cliente dois meses sem modem. Mas em compensaçao seus funcionarios com certeza sao mais feios e nao tao simpaticos…)