Quando tiver tempo e saco escrevo o relato, tim-tim por tim-tim. Por enquanto curtam as belezas berlinenses (cof cof).
Com licença que vou lah vender meu javali por tres horinhas e pronto. Beijos.
Mas claro que Pisa, que vimos antes de ir pro aeroporto embarcar, também é bonita.
Ah nao, tem foto do muro também, mas agora nao dah tempo de editar que to indo trabalhar na loja do maluco. Entao.
Cartazinho indicando o limao verde brasileiro num supermercado em Berlim:
A unica foto do centro de Berlim, a horripilante Aleksanderplatz.
Fotos de Hamburgo:
um prédio feio caindo aos pedaços bem na rua dos restaurantes badalados, onde jantamos num restaurante portugues na primeira noite.
No dia seguinte fizemos um passeio no lago, que é muito bonito.
O centro é mais ou menos assim:
Entao. Tudo começou com a minha mudança, no sabado antes de viajar.
Um ano da minha vida na Italia acumulada no caminhao do Mirco, o famigerado caminhao com o qual deu carona a mim e à Valéria no longinquo novembro de 2001.
Vi Hulk ontem. Ridiculo. E se voce viu, nao preciso explicar o porque (circunflexo).
Procurando Nemo soh sai aqui no NATAL! Estou morando no Zimbabwe!
Em breve, a unica foto da xoxissima Aleksanderplatz, em Berlim, e da bela Lubeck. Agora to sem saco.
E as meninas do escritorio: Federica (a menina da calça dourada), Antonietta (mais conhecida como Miss Almoxarifado, Loura, Noivinha) e Martinha:
Sim, esse é o nosso escritorio.
Estou aqui eu anotando preços de cartuchos vazios quando entra o Pai do Chefe no escritorio, vestido digamos medievalmente. Amanha tem o Palio di San Rufino no centro de Assis, e ele esse ano soh desfila, mas normalmente faz parte da competiçao de tiro com besta. Nao tem coisa mais engraçada do que o pai do seu chefe de calça justinha, roupa de veludo nesse calor, bota e oculos :) Aih a garota da calça dourada saca fora o seu telefone celular com camera digital e faz uma foto.
A garota da calça dourada tah aqui atras de mim dizendo que esqueceu da farinha de trigo na receita. Eh soh um pouquinho, hein! Soh pra dar mais volume, pra ficar uma massa beeeeeem mole; nao vai entupir de farinha senao depois engorda e vem botar a culpa em nos duas que demos a receita... Bota um pouquinho de leite também, um tiquinho soh. Recado dado.
Hoje estou de férias do Legolas. Ettore nos viu quando voltavamos da corrida matinal, e pegou-o emprestado por hoje, levou-o embora pra oficina. Volta hoje à noite. A gaze e a fita gomada do curativo da pata, que ele comeu, ainda nao foram eliminadas; acho que tah na hora de consultar um veterinario. O mais ridiculo é que foi soh o Ettore abrir a mala do carro pra ele subir, todo pimpao, sem nem olhar pra minha cara. Cachorro safado! Mas nao o culpo; se eu tivesse que escolher entre morar num apartamento sozinho e ver minha dona soh tres vezes por dia ou numa oficina com um vai-e-vem enorme de gente, todo mundo dando trela pra mim, escolheria a segunda... Coitado do Legolas, é o melhor cachorro do mundo, merece uma fazenda inteira soh pra ele, mas mais do que o meu apartamentinho em Bastia no momento nao posso oferecer :( Que mae de merda que eu sou. E que cachorro azarado que ele é :(
Receita de omeletona da garota da calça dourada: 3 ovos, queijo emmenthal picado, 1 colher de sopa de oleo, 1 abobrinha e meia cortada em rodelas finas, um envelope (deve corresponder a uma colher de sobremesa, vou testar em casa) de fermento em poh. Bater os ovos até ficar bem fofo, acrescentar o queijo e as abobrinhas, depois o resto dos ingredientes. Levar ao forno em forma untada ou com papel manteiga até dourar.
A bicha fica gostosinha, super leve e pouco calorica. Adorei.
Minha unica resposta a quem CONTINUA ME ENCHENDO O SACO por e-mail dizendo coisas tipo "voce jah percebeu que voce soh fala de coisas ruins" é: e voce, jah percebeu que no canto superior direito da janela do seu navegador tem um xis-zinho? E que é soh clicar nele pra janela fechar?
***
Ontem FeRnanda e Fabiao foram jantar lah em casa. Fiz o feijao manteiga que minha avoh tinha mandado e que, embora nao tenha ficado tao bom quanto o dela, ficou otimo. Fabio trouxe arroz, duas bistecas que ele salgou demais e o Legolas traçou, eu tinha farofa Chinezinho de pacote (nao é nenhuma Brastemp, mas a FeRnanda comeu de colherzinha), e a mousse de maracujah que tinha sobrado do jantar com a Carmen. Tudo regado a Heineken (eles) e Rosso di Montefalco (nos todos). Os unicos estresses do dia: a lampada da sala queimou, e o pé direito é altérrimo e nao consigo chegar lah pra trocar, e o Legolas machucou a pata por nao ter freio ABS, ou seja, tropeçou num canteiro de pedra enquanto corria pra pegar a famigerada bolinha, e uma parte do dedao da pata anterior direita deve ter ficado lah no parque, porque na pata dele nao estah. Soh que hoje eu chego pra almoçar e nao vejo nem sinal do curativo que o Ettore fez ontem à noite. Meu cachorro é vampiro: comeu a gaze e a fita crepe porque estavam sujos do sangue dele mesmo. Credo. Agora é rezar pra sair, ou por cima ou por baixo. Fico lembrando do bull terrier doido das minhas primas, o Thor, que uma vez engoliu um caroço de manga. Jah estavam prontos pra opera-lo quando ele conseguiu vomitar o caroço.
***
Alias, falando em rezar (falando metaforicamente, é claro, jah que eu nao rezo), vamos todos acender velinhas pra FeRnanda e o Fabiao acharem a casa onde vao morar depois do casorio. Nao tah facil arrumar casa boa bonita e barata. Tem uma em Castelnuovo, aqui perto, que ela anda namorando. Torçamos pra que de tudo certo, eles sao gente boa e merecem (e nao to dizendo isso soh porque o pai dela le o blog, hohoho). Acendamos velinhas também pro pai do Fabiao, que é a maior figura e conserta tudo e transforma motor de geladeira em cortador de grama, achar uma televisao assim meio destruidinha em um mercadinho qualquer (ou na rua, como jah aconteceu com ele). Assim ele pode consertar pra mim e nao vou mais almoçar no silencio, e sim ouvindo os maravilhosamente esclarecedores telejornais italianos :)
***
Sabem que pra quem sempre foi telefonofobica eu to adorando falar no telefone com os clientes? Claro que grande parte da satisfaçao é ouvir o inevitavel comentario do meu sotaque umbro, se eventualmente comenta-se que nao sou italiana ;) Talvez seja também porque venho falando muito com gente de Roma, e os romanos sao divertidissimos e normalmente muito simpaticos. Mas realmente ando gostando da coisa. Fazer contatos é sempre interessante.
***
Algumas das mil cartas e pacotes que andei espalhando pelo mundo jah chegaram :) Todo dia vou lah checar a caixa dos correios toda animada, mesmo sabendo que ainda é cedo pras respostas às minhas missivas. Mas é que eu adoro adoro adoro cartinhas :) Snail mail rocks :)
Sabe a coisa mais engraçada dessa polemica sobre a feiura dos alemaes? Alias, sao duas coisas engraçadas:
1. Neguinho anda me escrevendo atacando os italianos. Hello, McFly, eu NAO sou italiana, nao tenho nem um cromossominho italiano, e to cagando e andando pro que neguinho acha dos italianos. Que, alias, sao muito mais bonitos e se vestem muito melhor, sao muito mais simpaticos e comem muito melhor do que os alemaes.
2. Neguinho nao sabe o significado das palavras e acaba falando besteira. Me chamaram de preconceituosa. Até onde eu sei, preconceito é julgar antes de saber os detalhes, de ver, de conhecer. Eu ESTIVE em Berlim, eu VI os punks, eu VI o pessoal na rua bebendo cerveja às 8 da manha, eu VI a sujeira na rua, eu VI a horrenda Aleksanderplatz. Portanto nao pre-julguei nada, alias, nem julguei nada: um punk é um punk, um bebado é um bebado, nao tem o que julgar. Se ele tah ali, vou dar uma de maluca e dizer que nao tah?
E agora realmente encerrou essa palhaçada de Alemanha que eu jah to de saco cheio. As unicas coisas que eu trouxe de lah, além da torradeira que pula (as torradeiras italianas nao fazem o pao pular) e do ferro de passar tabajara e da panela de aspargos que eu uso pra fazer macarrao, foram balinhas de menta que comprei no departamento de turismo em Lubeck (vem numa latinha liiiinda) e umas coisas da Maggi pra fazer molho pra peixe e medalhao de carne. Aqui na Italia eles sao assim, digamos, muito conservadores em termos de comida, e nao chegam nem perto dessas coisas super artificiais. Mas eu adoro, e mesmo nao entendendo nada das instruçoes, vou tentar fazer. Depois digo se ficou bom e de que coisa tem gosto.
Carmen, a salernitana que trabalha de vez em quando comigo na loja do Fabrizio, vai jantar em casa hoje, com a irma Giovanna, que é muito simpatica. Elas é que vao cozinhar, dizem que o menu é surpresa. Eu soh vou fazer a sobremesa: mousse de maracujah (suco de garrafa, é claro). Acho que elas ficaram com pena de mim, porque ontem eu desandei a chorar dentro da loja quando o velhinho que tava tocando violao num barzinho da praça tocou Garota de Ipanema. Eu tinha sonhado com o Rio a noite toda, mas sonhando direto mesmo, com os amigos me levando pra ver os pontos turisticos e tal, e tinha acordado com o travesseiro molhado de lagrimas. Pois foi batata: o velho começou a tocar e eu me debulhando em lagrimas no meio da loja. Tinham umas clientes da Puglia na loja, amigas do Fabrizio hah muitos anos, uma senhora e a filha, que vieram me abraçar, me dar beijo na testa, muito engraçado (voce imagina isso acontecendo na Alemanha? Eu nao. E digo uma coisa: soh porque neguinho ficou me enchendo porque acho os alemaes feios, nao vou perder uma oportunidade pra falar mal deles, mesmo eu nao tendo nenhuma opiniao formada sobre eles além da feiura e da nao-simpatia. Vou ficar inventando opinioes negativas soh pra encher o saco de quem me encheu o saco. Aguentem.)...
Hoje jah entrei no que vai ser a minha rotina de agora em diante: acordar cedo como sempre, ir correr com o Leguinho ouvindo musica gay no mp3 player, tomar meu banhinho e vir pra essa chatura de escritorio trabalhar. Vou fazer um almocinho basico de salada com atum e batatas, e pronto. (e praquele mala que disse que eu nao posso falar que os alemaes comem mal, logo eu que "frequento" Burger King... Ele interpretou "almocei no Burger King" como "frequento Burger King". Justo eu que vivo escrevendo sobre comidas gostosas, dando receitas espetaculares, justo eu que vendo coisas gostosas e refinadas da cozinha Umbra na loja do Fabrizio o Louco. Por isso que neguinho nao passa no vestibular: nao sabe interpretar as questoes, os textos...)
Eu acho que jah comentei aqui, mas repito: na minha opiniao, um dos maiores males do mundo é que as pessoas levam tudo muito a sério. Ou melhor, levam a sério coisas erradas e se esquecem de se preocupar com coisas que deveriam ser sérias. Por exemplo: uma pessoa que perde tempo tentando interpretar um comentario que nao vai além disso - de ser um comentario, uma opiniao pessoal absolutamente nao interpretavel - , se ofendendo sem motivo e usando comentarios brilhantes como "meu marido é alemao e é lindo" soh foi capaz de ser bobinha assim porque tem tempo e energia sobrando. Porque quem se preocupa em fechar a torneira quando escova os dentes, em nao jogar lixo na rua, em parar o carro pro pedestre atravessar, em comer verdura e fruta todo dia, em juntar um monte de roupa pra passar pra gastar menos eletricidade com o ferro, em ajudar turistas perdidos na rua, em dar atençao ao velhinho que puxa papo no metro, em recolher o coco do cachorro, em usar camisinha, em andar a pé ou de bicicleta quando for possivel evitar o carro, em nao deixar o ar condicionado pingar no do vizinho de baixo, em sorrir pro vizinho no elevador, em lembrar o nome das pessoas às quais é apresentado, em ler muito, em aprender sempre, em escutar os outros e em falar o que sente, em dar risada pra desopilar o figado, em nao criar filhos monstrinhos tiranicos, em nao sujar a praia, em usar o fio dental depois de comer e lavar as maos depois de fazer xixi, enfim, quem se preocupa em ser civilizado nao tem tempo pra encher o saco dos outros por motivos ridiculos. Sou humana e tenho o direito de achar feio, chato e bobo quem eu bem entender, assim como qualquer um tem o direito de me achar feia, gorda, chata. Soh nao tem o direito de vir me encher o saco.
E se tem neguinho achando que me chamando de feia vai me ofender, espera sentado. Jah passei da fase de me incomodar com o que os outros acham. Incomodada ficava a sua avoh. Sou feia? Gorda? Tenho cabelo ruim? Pois pra compensar sou interessantérrima, engraçada, esperta, safa, inteligentissima, tenho um diploma foda, falo duas linguas fluentemente e sem sotaque, cozinho bem, nao sou alérgica a nada, faço os outros rirem e rio muito também, nao tenho carie nem espinha, leio 2 livros por semana, quase nunca fico doente, adoro cinema, tenho um cachorro espetacular, tenho uma familia barbara, sou carioca, estou sempre cheirosa, tenho maos lindas, escrevo bem, nao fumo, bebo com moderaçao, sou pontual, sou amiga da Hunka, do Hiro, da Newlands, do Pfaender, da Maria Marta, do Telmo, sou rapida e eficiente em tudo o que faço, entendo de computador e soh nao entendo mais de internet porque nao tenho saco, faço minhas proprias unhas muito bem, nao levo horas pra me arrumar pra sair, fecho os olhos quando como chocolate, as crianças me dao tchau na rua, adoro caminhar, nunca joguei lixo pela janela do carro, adoro escrever cartas, digito com os dez dedos, sou comunicativa, sou observadora, aprendo qualquer coisa na velocidade da luz, passo roupa direitinho, tenho memoria fotografica, nao tenho caspa, hah dois anos nao como manteiga, vendo salame de javali como ninguém, sou alta, adoro bicho, nao acredito em caridade, soh tomo e prescrevo remédio quando nao tem outro jeito, como com os talheres na posiçao certa, lavo minhas proprias calcinhas. Entre outras qualidades. Entao que nao venham me torrar o saco me chamando de futil sem nem me conhecer. Nao tenho nada a dizer a gente que responde a um comentario simples com um inflamado "voce sabia que Berlim é uma das cidades mais importantes da Europa"? E daih? A rainha da Inglaterra é a rainha da Inglaterra e nem por isso os chapéus dela sao menos ridiculos.
Meu post sobre a feiura dos alemaes foi aparentemente numa mailing list qualquer, obviamente sem autorizaçao minha. Nao sei quem foi que fez essa gracinha, esse primor da falta de educaçao, mas sei que praga de brasileira morando em Bastia pega, e pega pra valer. Entao, pra voce que me fez essa cachorrada, pra voce, coitadinha de nome brega que tem marido alemao lindo, pra voce que me fez a gentileza de esclarecer que Berlim é uma das cidades mais importantes da Europa, pra todo mundo que leva a sério observaçoes pessoais sobre a feiura dos alemaes: desejo a voces muita alergia a camarao e a chocolate, filhos asmaticos, verrugas na ponta do nariz, gengivite, chulé, queda de cabelo, mau halito, perda de memoria bem quando quiser lembrar o nome daquele ator que fez aquele filme. Vao achar coisa melhor da vida pra fazer, vao. E se nao gostaram do que escrevo, a porta da rua é serventia da casa.
Eu, hein.
p.s.: Berlim e os berlinenses continuam feios, voces sabem, né.
***
Mudando radicalmente de assunto, que esse jah me encheu: jah me mudei. Passei uma semana de tédio no apartamento novo em Bastia. Tédio porque muita gente ainda tava de férias, a cidade tava vazia, e nao trabalhamos, entao passei os dias arrumando a casa em camera lenta pro tempo passar mais rapido, e caminhando com o Legolas quando nao tava muito quente na rua. Trabalhei na loja do Fabrizio o Louco alguns dias; a praça andou animada, shows os mais variados (incluindo o de uma banda de rock cristao brasileira, a Oficina G3, que eu obviamente nao conhecia, coisa que deixou o pessoal da organizaçao muito decepcionado), vendi altos vinhos, uhuu. Hoje retornamos ao trabalho, mas ainda nao tem muito o que fazer, como voces podem notar.
A Telecom prometeu o modem pra hoje; vamos ver. Tenho fotos germanicas pra acompanhar os posts detalhados sobre a viagem. Ainda nao tirei fotos da casa nova, mas virao, virao. Se a Telecom deixar.
(aposto que a Telekom alema jamais deixaria um cliente dois meses sem modem. Mas em compensaçao seus funcionarios com certeza sao mais feios e nao tao simpaticos...)
Impressionante a quantidade de gente que me escreveu enchendo o saco porque eu nao gostei da Alemanha. Ninguem nunca ouviu falar que gosto nao se discute? Porra, achei Berlim uma droga sim, é problema meu, por que toda essa encheçao de saco? Nao tenho o direito de achar uma cidade horrorosa, suja, fedorenta, e as pessoas igualmente horrorosas, sujas e fedorentas? Cade a liberdade de expressao? Eu, hein...
Pode ser que eu tenha ido aos lugares errados. Tipo, Lubeck é linda. Dizem que Munich é linda. Nao deu tempo pra ir, e também nao teria dinheiro, porque as passagens de onibus e trem custam uma fortuna, praticamente tres vezes os preços das passagens aqui na Italia. Pode ser que tenha me faltado alguém que morasse em Berlim pra me mostrar as coisas bonitas de lah. Mas posso dizer que rodei bastante, fomos em praticamente tudo que é lugar que o guia turistico indicava, e achamos TUDO uma merda, fora o Tiergarten, que é bonito, mas é soh um parque, nada mais. Alias, nao foi soh opiniao nossa, mas de mais um bando de gente que estava no mesmo albergue - gente de tudo que é lugar do mundo, diga-se de passagem, e que achou Berlim uma droga. Varias pessoas inclusive foram embora mais cedo do que tinham programado, indo pra fora de Berlim, ou continuando o tour da Europa que muitos estavam fazendo.
Neguinho pode espernear, me encher o saco, me mandar spam, me telefonar torrando a paciencia, me chamar de futil (quer dizer que ter uma opiniao ruim sobre um lugar significa ser futil?), achar erro de Portugues que eu nao cometi, dizer que eu sou feia, que eu tenho cara de peixe morto, que as lambretas italianas sao muito piores do que o metro alemao, pode dizer o que quiser. Continuo achando Berlim uma merda, e nao tenho a menor intençao de voltar.
E, na boa: prefiro mil vezes viver numa cidade de transito confuso e lambretas assassinas mas onde pelo menos as pessoas sorriem pra voce, puxam conversa, gesticulam se nao conseguem se fazer entender, comem muito bem, cantam enquanto trabalham ou caminham na rua, onde as crianças de colo nao franzem a testa pra voce (como nos vimos umas quatro vezes na rua e no metro, em Hamburgo e em Berlim: crianças DE COLO ou no carrinho FRANZINDO A TESTA e encarando sério. Medo.), onde a mulherzinha do metro diz "next stop, Barberini" pros turistas entenderem, prefiro tudo isso do que a organizaçao do metro alemao. Um pouco de caos às vezes é bom; pelo menos é mais divertido, e se a gente nao se diverte, entao tah vivendo errado.
Blogger em pausa por culpa da Telecom Italia. Reclamem com eles.
Ah, e apesar dos emails indignados recebidos, nao mudo de idéia: Berlim é HORRIPILANTE, suja, cheia de gente feia. Em compensaçao, Lubeck é linda :)))
Detalhes e fotos assim que a Telecom deixar. Beijos.
Olha, vou dizer umas coisas assim basicas, as primeiras impressoes. Sei que generalizar eh feio e blah blah blah, mas as vezes eh util tambem, entao vou generalizar fazendo uma comparacao entre italianos e alemaes. Os alemaes...
- Sao incrivelmente mais feios que os italianos
- Se vestem incrivelmente pior do que os italianos
- Andam muito mais de bicicleta do que os italianos
- Fumam tanto quanto ou mais que os italianos (que idiotas)
- Bebem muito, o tempo todo, eh uma coisa impressionante
- Comem incrivelmente mal
- Tem uma vida muito mais cara; o preco da agua mineral eh tao alto que eu soh nao choro porque se choro me desidrato, e preciso de mais agua
- Falam a lingua mais feia do mundo, depois do Holandes (Espanhol nao conta, porque nao eh lingua, eh aberracao da natureza)
- Tem o z e o y trocados no teclado
As impressoes sobre Berlin:
FEIA. E nao eh feia soh porque eh um gigantesco canteiro de obras nao, eh porque eh feia mermo. Os predios que estao senso construidos sao horrorosos. As pessoas sao horrorosas, desleixadas, completamente molambentas, fedorentas. As ruas sao sujas. O metro funciona super bem, mas eh confuso pra quem nao conhece nada de alemao. NINGUEM FALA INGLES EM LUGAR NENHUM, NEM TEM NADA ESCRITO EM INGLES EM LUGAR NENHUM, NEM DENTRO DOS MUSEUS. A quantidade de gente estranha eh colossal: bebados, drogados, hippies, malucos, punks, punks, punks, invariavelmente acompanhados de cachorros de olhar doce, gente em estado de catatonia por alcool e/ou droga, sabe gente que fica parada em peh com o olhar perdido, sem fazer nada? Tem duzias.
O nosso albergue fica num bairro turco, entao as pessoas tem mais ou menos a mesma cara, mas indo pro centro voce comeca a ver gente de tudo que eh lugar. Muito, mas muito estranho ser servida num Burger King na esquina do famoso Zoologico de Berlin por uma chinesa de cara oleosa falando alemao. Eh uma lingua tao feia que qualquer um fica feio soh de abrir a boca pra dar bom dia em alemao. Mas os imigrantes, que nao tem a cara inexpressiva dos alemaes, embora normalmente sejam igualmente feios, ficam mais feios ainda falando essa lingua desgracada.
Eh uma cidade que dah pena. Decadente eh a palavra que me vem a (crase) cabeca. Me sinto dentro daquele livro da christiane f. drogada e prostituida. Algumas estacoes de metro tem toda a pinta de que viram abrigo de punks drogados durante a noite. E com aquele bando de gente feia e mal vestida, gorda, despenteada, sem nem um minimo de vaidade, tudo fica mais feio ainda. As mulheres tem cara e jeito de homem, e os homens sao sempre esquisitos - quando sao homens; a quantidade de gays eh impressionante.
Hoje rodamos a peh no centro um pouco, no Tiergarten, onde tem aquela famosa estatua dourada de um anjo. Sentamos na grama pra descansar e depois de um certo tempo notamos que soh tinha homem deitado na grama pegando sol... e muitos pelados, como se fosse a coisa mais natural do mundo! Levantam, tomam uma chuveirada, lavam o bilau ali na frente de todo mundo, sem nenhum problema! Soh quando nos levantamos e todos comecaram a olhar pro Mirco eh que nos demos conta que provavelmente estavamos na secao gay do parque. Nada contra, mas gente flertando nua eh um pouco demais pra minha mente levemente conservadora...
Nao vimos absolutamente nada de interessante. O metro eh incrivelmente quente, fedorento, as janelas dos vagoes totalmente arranhadas a chave. A famosa Aleksanderplatz eh horrorosa, com aquela torre de TV horripilante no meio, e sempre toda aquela gente feia e esquisita se embebedando de cerveja pelos cantos e aqueles punks fedorentos pedindo dinheiro. Resumindo: eh tudo muito feio, e infelizmente nao podemos fazer nada: nosso voo parte sabado de manha de Lubeck, no norte da Alemanha. Amanha ainda dormimos aqui porque jah pagamos o albergo, mas sexta-feira cedinho vamos pra Lubeck, que pelo menos tem mar e tem cara de ser mais bonitinha...
Saimos de casa cedo pra ir a Pisa. Como chegamos cedo, paramos pra tirar umas fotos da torre torta - basico. Depois corremos pro aeroporto, que eh pequenininho e quase no meio da cidade (conseguimos ateh estacionar o carro na rua, pra nao pagar estacionamento), e de lah fomos com a Ryan Air pra Lubeck, no norte da Alemanha, no mar Baltico. Dali um onibus nos levou ateh Hamburgo, nos deixou na estacao de onibus, de lah pegamos o metro, complicadissimo, comemos uma coisa estranha na rua e chegamos ao albergue, de onde estou teclando agora. Estamos cansados e ainda nao vimos nada, ateh porque eh domingo e tudo eh meio parado, mas jah posso afirmar tres coisas:
- as pessoas sao moooooooooooito feiasssssssssss
- as pessoas sao MUITO estranhas
- as pessoas bebem MOOOOOITO
quando der escrevo de novo. beijos.
Indumentário do Chefe Meio Idiota hoje:
- calça laranja
- camisa listrada, fundo roxo escuro, listras finas nas seguintes cores: laranja, azul-claro, amarelo-claro, marrom
- sandálias de couro.
Homem com sandália de couro definitivamente faz parte da minha lista de Coisas Que Deveriam Ser Universalmente Proibidas/Exterminadas. Junto com dente de ouro, gente que cospe no chão, gente que joga lixo na rua, homem com qualquer tipo de jóia, de qualquer cor, tamanho, material ou simbolismo, louros/as falso/as, lingerie preta sob roupa branca, homem fazendo jogging só de sunga e tênis, homem fazendo jogging acompanhado de poodle, poodle, pimentão, azeitonas, dobradinha, perfume doce, todos os fumantes do mundo. Entre outras coisas.
Aliasssss... Jantamos ontem na Sagra do Javali em Petrignano, aqui perto. Menu:
antipasto del cacciatore
1 bruschetta ao azeite
1 bruschetta de tomate
1 fatia de queijo bom
algumas fatias de salame de javali, picante
1 fatia de lombo de javali
cogumelos em conserva
primo piatto
pappardelle al ragù di cinghiale (pronuncia tchinguiale = javali) - OOOOOOOOTIMO
secondo piatto
goulash di cinghiale con torta al testo
Quase morri de tanto comer. O javali, como toda carne de caça, é magra, escura e tem sabor levemente adocicado, e se nao for preparada direito fica uma merda, fedorenta. Mas ontem o bichinho tava surreal de tao bom. O goulash estava divino, pedacinhos de carne que se desmanchavam na boca num molhinho picante sensacional. A torta al testo, que eu jah expliquei aqui mas explico de novo, estava otima também.
Entao: a torta al testo é farinha, agua, fermento e sal; vira uma massa que é esticada e depois cozida sobre uma superficie de ceramica (o tal testo), que atualmente virou uma plataforma redonda de ferro que deve estar muito muito muito quente antes de receber a massa. (Antigamente o recipiente de ceramica, fechado, era colocado sob brasas pra cozinhar). A bicha é tao boa que dah até pena. Melhor que a famosa piadina romagnola, que é mais farinhenta e leva banha na receita. Nao me levem a mal, a piadina é otima, mas muito fina e muito farinhenta pro meu gosto. A torta al testo se pode abrir, como um pao arabe, e rechear com os classicos da cozinha umbra: prosciutto crudo e queijo, ou linguiça com "erba" - sendo que "erba" (erva) eu definiria como grama, jah que nao tem gosto de nada, soh de clorofila. Eh uma planta selvagem que eles aqui comem direto, cozida como espinafre. Acho uma merda. A melhor torta, pra mim, é com linguiça. Eh de comer chorando.
Ultimo dia de trabalho, e, como no resto da semana, na-da-pa-ra-fa-zer. Estou aqui no escritorio imprimindo a carta de Pero Vaz de Caminha e lendo O Homem que Sabia Javanes. Em casa me espera um Garcia Marquez (Amor e Outros Demonios), que comecei ontem. Sem inspiraçao pro almoço, nao tenho a menorrr idéia do que cozinhar. Todos entediadissimos aqui no escritorio, bissolutamente nada pra fazer. Até os cachorros estao entediados. E o pior é que eu tenho que torcer pra gente soh fechar semana que vem, jah que ganho por hora, e se nao trabalho, nao ganho. Oh merda de vida.
Por outro lado, hoje assino finalmente o contrato de aluguel (espero), e pode ser que eu faça a mudança jah amanha, nao sei. Se a minha atual landlady nao criar caso, prefiro terminar agosto lah mermo, onde pago 100 euros a menos por mes e ela ainda passa a minha roupa. Fora que ficaria mais tranquila de passar uma semana fora, sem medo de ninguém me roubar nada porque ela fica sempre em casa, enquanto que o apartamento novo ficaria abandonado e livre para a açao de ciganos e marroquinos filhos da puta que invadem apartamentos a torto e a direito nesse periodo do ano.
Depois tenho que comprar a bendita maquina de lavar roupa, um ferro de passar tabajara que vi no supermercado a € 19,90, e talvez a TV, se me der vontade e se as finanças estiverem OK. Preciso também de uma mesinha pro computador.
Do jeito que minha situaçao economica tah precaria, e soh tende a piorar com todas as taxas de transferencia de inquilino que vao rolar no primeiro mes de aluguel, to achando que vai ser melhor dar um pulo na Porta da Esperança implorando ajuda de terceiros. Ou entao ganhar na loteria aqui, que tah acumulada em nao sei quantos milhoes de euros. Nham nham.
Hoje acordei pensando na minha avó. Provavelmente o que desencadeou o pensamento foi o fato de que há muito tempo não como uma comidinha realmente gostosa. Eu cozinho muitíssimo bem, obrigada, mas comida de vó é comida de vó, inigualável e incopiável. Fora que ela tem participação ativíssima na preparação dos pacotes que depois minha mãe me manda.
Dia 19 é aniversário dela e não tenho a menor idéia do que mandar. Aceito sugestões.
***
Hoje a peixaria tava aberta! Tem uma peixaria em frente à minha casa que só abre às quintas e sextas. Quando saio de casa de manhã e vejo a porta aberta, significa que a semana tá terminando. Uhuuu!
(Não ficaram satisfeitos com o horário estranho da peixaria? Todas as lojas de produtos alimentares em S. Maria degli Angeli e Bastia fecham na quinta-feira à tarde. E a pausa pro almoço nos escritórios de S. Maria e Assis começa às 13:00. Em Bastia, às 12:30. E o mais engraçado é que eles comentam essas coisas como se fossem seriíssimas... Impressionante o atraso desse povo.)
***
Falando em atraso... Dá pena trabalhar aqui no escritório. As meninas são formadas em contabilidade, mas nunca estudaram com computador, nem têm computador em casa, muito menos internet. O que significa que volta e meia me perguntam coisas tipo:
- Como faço pra criar uma pasta nova?
- Como faço pra selecionar um pedaço de texto?
- Aaaaaaaah, mas então pra mudar uma coisa de lugar é so arrastar pra onde eu quero?
***
A última novidade da menina da calça dourada: banho frio dá dor de cabeça.
Então tá.
Tenho que admitir: a doença do calor também me pegou. Não se fala em outra coisa, e eu também não falo em outra coisa: TÁ CALOR PRA BURRO E NINGUÉM AGUENTA MAIS. São as temperaturas mais altas dos últimos 40, 50 ou 60 anos, depende do telejornal. O fato é que tá um calor do cacete, desde junho, e como obviamente ninguém aqui tá preparado pro calor, neguinho passa o dia se abanando, bebendo água, reclamando, suando, e todas as outras atividades deliciosamente relacionadas ao calor intenso.
Eu, sempre avessa a extremos de temperatura e a qualquer coisa que, mesmo de longe, cheire a tropicalidade, estou tendo ataques. Que saudade do ar condicionado gélido da Telemar, da Prudential, do Flash! O escritório aqui, como eu já disse, vira um microondas à tarde. Reuniões se fazem nas mesinhas e cadeiras do jardim, aos pés de uma árvore frutífera não-identificada. O vento quentíssimo que sopra, quando sopra, só piora as coisas, e aprendi a adotar a técnica do pessoal aqui, que aliás se inspira nas casas de países desérticos, que têm muros espessos e poucas e pequenas janelas: deixo meu quarto fechado quando saio pra trabalhar, assim o ar quente não entra e quanto volto na hora do almoço e no fim da tarde o bicho tá fresquinho, uma diliça.
Mas hoje o calor realmente tá incomodando. Os vinte passos do escritório até o almoxarifado já causam exposição solar intensa, e só nesse caminhar já sinto mais morena, o que me deixa assim digamos ligeiramente irritada, pra ser bem eufêmica. Estou nauseada e com dor de cabeça, e LENTA. A lentidão do calor, a pasmaceira dos trópicos, que impede os países quentes de evoluir. Só consigo pensar no meu velho quarto com ar condicionado, eu deitada na minha caminha com um livro na mão, meu cachorro deitado no chão do meu lado, roncando alto. Mas hoje o que vai rolar é a minha cama de molas no meu quarto relativamente quente e desventiladorizado, sem meu cachorro que vai estar roncando no meio dos outros cachorros na casa da Arianna. O que não muda é o livro na mão ;) Ontem comecei Vaniglia e Cioccolato, esqueci a autora, que a mãe da Marta me emprestou, com piedade da minha pobre situação literária. Sabendo o quanto a mãe dela é esperta, e lembrando do olhar penetrante dela quando o deixou nas minhas mãos, tenho certeza de que o bicho foi escolhido a dedo pra mim. Excrusive está sendo muito inspirador. Excrusive estou planejando uma revolução na minha vida quando voltar da Alemanha.
***
Excrusive a FeRnanda e o Fabio vão casar! Casam no Brasil, em Ribeirão, em dezembro, pouco antes do Natal. Queria muito poder ir, e vou tentar. E como o Fabio vai voltar pra casa dos pais por enquanto e a FeRnanda vai precisar de um lugar mais barato pra morar – o lance agora é juntar grana pro casório e não tem sentido o Fabião pagar aluguel tendo seu quarto na casa dos pais -, pode ser até que role uma divisão do aluguel comigo nesses meses que faltam... Ia ser um super quebra-galho. Precisamos conversar seriamente, eu e FeRnanda, e depois preciso assinar a porra do contrato, mas a danada da mulher, como todos os italianos fanáticos por bronzeado, foi “al mare” e nao sei quando volta, provavelmente quando eu voltar da Alemanha. Já vi uma máquina de lavar roupa por meros € 160 aqui perto; se os preços ficarem em animação suspensa até eu assinar o contrato e poder me mudar de vez, comprá-la-ei (linda mesóclise...).
Também vou precisar de uma TV, mas nesse assunto fico meio cabreira porque aqui, como de resto creio que em toda a Europa, paga-se pra poder ter TV em casa. A diferença, porém, é que a TV italiana tá muito longe de ser uma BBC, e nao tenho certeza de que valha a pena pagar pra ter essa bosta de TV em casa: não só a programação é uma merda, subestima a inteligência do telespectador, só tem menininha pelada rebolando, não tem um documentário interessante nem nada e é ridiculamente parcial ao Berlusca, mas também tem MUITA, muita propaganda – todas horríveis. Uma que eu amo de tão tosca é a de uma bebida de cedro que o lanterneiro ama (nao é mal, tem gosto de Sprite, só que é amarelada. É assim meio ginger ale), que vem em garrafinhas toscas SEM RÓTULO, as informações todas na chapinha ou na embalagem de papelão que envolve o six-pack. A propaganda em questao é assim: num fundo preto, um six-pack da bebida, as bolhinhas subindo em uma das garrafas, que está separada, em primeiro plano. Uma musiquinha assim: tanta coisa pra construir, aprender, realizar... Mas reserve um minuto pra mim! Detalhe que a música é cantada por vozinhas femininas em falseto, sobre um fundo digno de música de elevador da pior qualidade. E pra fechar com chave de ouro, uma voz feminina cafona recita o slogan: para vocês e para os seus amigos.
Claro que a Martinha nao iria conseguir voltar incolume "do mar", onde passou uma semana de férias. Voltou hoje com diarréia. Diagnostico brilhante da menina da calça dourada: foi a mudança de ares.
...
Soh nao digo que a Marcia Aguiar, junto com a Luciana Misura, sao as santas padroeiras dos blogueiros expatriados porque o termo "santo padroeiro" saindo da minha atéia boca adquire instantaneamente um sentido pejorativo. Pois hoje dona Marcia, que jah tinha me mandado, tempos atras, um DVD do Lenny Kravitz e um do Smashing Pumpkins, me mandou dois CDs de gente que eu nao conhecia: Placebo (to ouvindo agora no escritorio e gostando mutcho) e Richard Ashcroft, que ainda nao escutei mas tem uma capa maneira. Brigada, Marcinha :)
[Ao que a menina da calça dourada imediatamente responde:
- Nao gosto desses barulhos... Soh escuto musica mais tranquila, tipo musica comercial de discoteca.]
***
Conselho de amiga? Nao almoce frango ao curry e depois vah trabalhar de bicicleta. Nao soh comi demais, mas também comecei a suar febrilmente por conta da pimenta, e depois ainda tive que encarar os 15 minutos de bicicleta pra vir pro escritorio, com o sol das tres da tarde na moleira. Alias, moleira nao, porque sou dotada de um exclusivo isolamento térmico capilar que impede a temperatura do couro cabeludo de sofrer alteraçoes drasticas do tipo inversao térmica. Mas de qualquer maneira é desconfortavel; to numa leseeeeira danada e soh saio daqui a tres horas... Ficar sentadinha aqui ouvindo musiquinha, com esse calor e um ventinho fresco besta entrando pelas duas portas e duas janelas, dah um soniiiiiiiiiiiiiiiinho, uma preguiiii...
To falando que neguinho é burrinho. Nunca vi nem cheirei soda caustica, mas se o cheiro é remotamente parecido com aquilo que botam no meu cabelo pra alisar, meu filho, é impossivel nao sentir o fedor. E nao é que mesmo assim essa semana um morreu bebendo soda caustica em vez de vodka? E o melhor: os dois filhos do proprietario do bar onde se deu o ocorrido, achando estranho, RESOLVERAM EXPERIMENTAR A BEBIDA PRA VER O QUE ERA. Os dois estao hospitalizados em estado grave. Ouso dizer que merecem.
E esse jah deve ser o terceiro ou quarto caso desse tipo nesse ano, volta e meia um mané morre bebendo alguma coisa esquisita que um outro mané deixou numa garrafa de bebida normal. O mundo cheio de antas!
Merda de vento. Pra voltar pra casa agora, soh a pé, levando a bici na mao, senao é capaz do vento me jogar pra fora da estrada, como quase fez na vinda pra cah. E olha que eu sou pesada. Se fosse a menina da calça dourada, que é desnutrida, o vento a levava embora...
Estou AMANDO meu cabelo. Tah certo que o bicho tah todo duro, mas pelo menos assim nao sai do lugar.
***
Muita chuva ontem à noite e hoje, finalmente. A temperatura caiu bem, dormi super bem, e hoje o escritorio nao tah um forno. Fora que a seca tava braba, essa agua caindo foi mais que bem-vinda.