de olimpiadas etc

Oquei, confesso: fiquei tentada a participar do boicote às Olimpiadas. Também acho os chineses ligeiramente tendentes ao hediondo, odeio o modo com que tratam os animais, a falta de respeito aos direitos humanos etc. Na verdade a cultura oriental em geral nao tem nada a ver comigo: tenho verdadeiro pavor de toda aquela disciplina, nunca fui chegada em uma autoridade, a idéia de nao ser um individuo mas sim mais uma abelha operaria numa colméia gigante me enche de terror, a falta de liberdade de expressao me da’ calafrios, mas o pior de tudo é que eu nao confio, de jeito nenhum, em quem vive pra trabalhar em vez de trabalhar pra viver. Nao confio, nao da’, é completamente incompativel com o, digamos, amago do meu ser. E se ainda por cima esse povo é sujo e escarrador e com alta incidencia de acne, to fora mesmo. O mundo ja’ esta’ uma merda agora, mas sinceramente acho que fazer parte de uma futura (espero que muito hipotética) Pax Chinesa seria MUITO pior.

Mas ai’ a gente para pra pensar e ve que a hipocrisia esta’ em tudo que é lugar, nos americanos que bombardeiam conforme lhes da’ na telha sem pedir autorizaçao de ninguém e que aparecem de mascara cirurgica contra a poluiçao em Pequim mas poluem mais que todo mundo, nos brasileiros que reclamam do governo mas nao impeacham ninguém, nos italianos que se acham superfashion mas compram roupas falsas vendidas por senegaleses e feitas pela mafia, no Papa, no mundo inteiro – estou citando os casos mais proximos a mim; o assunto seria coisa de meses recitando exemplos.

Entao quer saber? Que joguem, que compitam, que se divirtam, que vendam espaço publicitario, que impulsionem a economia chinesa, nao interessa. Embora o espirito geral das Olimpiadas nao seja a integraçao entre os povos, todo mundo sabe, continuo adorando esses eventos internacionais. Nao posso ver uma bandeira, ler um nome diferente, ouvir um hino desconhecido que fico logo toda assanhada. Assisto a todos os esportes, inclusive aqueles dos quais nunca ouvi falar, e nao importa de onde sao os atletas. Adoro as cerimonias de abertura, acho aquela cafonice otima, a alegria dos atletas contagiante, acho tudo lindo. E ca’ pra nos, o estadio Ninho e o Cubo dos esportes aquaticos sao dois desbundes de arquitetura.

Entao agora me deem licença que tenho muito trabalho pra entregar na segunda antes da viagem, e trabalhar com as imagens daqueles pitéus da nataçao na televisao ao meu lado é no minimo inspirador.