Na sexta à tarde levamos o Leguinho ao veterinário pra ver o tal negócio esquisito que nasceu nas costas dele. Hoje de manhã eu e papai levamos a criança ao consultório. Foi devidamente drogado e carregado com um certo esforço pra cima da mesa. O doutor, muito simpático, não conseguiu pegar nenhuma veia porque veia de velho é assim mesmo, ainda mais depois de tranqüilizante. Acabou-se fazendo uma infiltração ao redor do coiso. O corte foi profundo, muito profundo, mas os tecidos abaixo do subcutâneo estavam saudáveis. O doutor aconselhou a nem fazer histológico pra eu não ficar paranóica, até porque ele já tem dez anos e se a patologia desse alguma coisa horripilante quem é que teria coragem de acabar com a qualidade de vida dele dando quimioterapia.
São sete da noite e acabei de passar na Arianna. Quando abri a porta da garagem ele veio todo bêbado me cumprimentar, sentou do meu lado por uns minutos e depois voltou pra garagem, que é mais fresca. Antes de subir os degraus me deu uma olhada de cortar o coração, com aqueles olhos vermelhos e caídos, e depois capotou, suspirando. Deixei-o lá roncando ao lado da máquina de lavar roupa, com o Leo vigiando. Um retângulo raspado nas costas, uma ferida cirúrgica bem feita com cinco pontos borrifado com antibiótico azul e um pedaço raspado em duas patas, onde tentou-se pegar uma veia.
A coisa pior disso tudo é que ele não tá velho. Tipo, o Leo dá dois passos e cansa, é rabugento, já perdeu não sei quantos dentes, é chato. O Leguinho não tem nem tártaro! Come tudo, não é alérgico a nada, nunca tomou remédio de nada, nunca reclamou de coisa nenhuma,se dá bem com todo mundo, não enche o saco e ainda por cima pula e brinca como se tivesse 10 meses e não 10 anos, com aquela maldita bolinha ridícula na boca. Não consigo imaginar o meu negão doente, ainda mais com doença de velho, e ainda mais perto de morrer, porque cachorro grande morre cedo. Eu sei que amanhã ele vai estar melhor e vai passar o dia se entupindo de melancia e brincando com os gatos, como sempre, mas mesmo assim é horrível.