italianices

O escândalo da semana é tão escandaloso que eu não tenho palavras pra descrever.

A polícia desmantelou um esquema em uma clínica de Milão, do qual participavam médicos e enfermeiros, e que prejudicou centenas de pessoas nos últimos anos. Prestem atenção: os cirurgiões simplesmente falsificavam laudos e operavam pacientes de coisas que não tinham, “escolhendo” as patologias que pagam mais ao médico. Exemplo: paciente com tuberculoma foi operado com o diagnóstico de câncer do pulmão, porque o médico recebe por um tumor quase dez vezes mais do que por um tuberculoma ou outro nódulo bobinho. Não só o paciente não ficou curado, porque tuberculose se cura com antibióticos e não com cirurgia, como voltou ao ambiente de estudo ou trabalho, já não lembro mais, e contaminou outras pessoas. Paciente com nódulo fibroso no seio, operada de mastectomia com diagnóstico falso de tumor de mama, porque, novamente, tumor paga mais. Paciente que quase sofreu uma tireoidectomia absolutamente sem necessidade. Entre outras coisas igualmente fofinhas.

As conversas telefônicas gravadas eram assim de dar calafrios. Os cirurgiões ficavam putos da vida quando alguém contestava o “diagnóstico” ou pedia mais exames complementares. E quando alguém da administração pediu que eles fossem mais cuidadosos ao abrir material esterilizado, porque a esterilização é cara pra cacete e se você abre um pacote e depois não usa tem que mandar pra esterilizar outra vez, o cirurgião prontamente respondeu: olha, se pra vocês isso é um problema eu posso perfeitamente usar o parafuso [da embalagem aberta, e portanto não mais estéril] em um paciente idoso, com pouca expectativa de vida… Prestem atenção de novo: estava-se falando de um parafuso pra prótese óssea, que é portanto enfiado DENTRO do osso do paciente com um instrumento muito parecido (leia-se igual) a uma furadeira Bosch. Ao contrário do que pode parecer, o osso não é uma coisa morta, mas um órgão muito vivo, sim senhor, e ainda por cima com a medula óssea no interior (se for osso longo tipo o fêmur), produzindo as células brancas de defesa e as vermelhas carregadoras de oxigênio (e que são meio lemmings, se auto-extingüem em 120 dias, “suicidando-se” lá no baço, por isso a necessidade constante de repor as que morrem) sem as quais não vivemos. Osteomielite (a infecção dos ossos e da medula óssea) é uma coisa muito, muito difícil de tratar, dolorosa pra cacete e deformante, e não importa se o paciente tem 100 anos e muito provavelmente não vai passar do próximo outono; ninguém merece. Digamos que eu, que normalmente sou contra a pena de morte, apesar do que possa parecer, acho que nesses casos o requinte de crueldade seria inclusive um complemento de muito bom tom.

Além dos pacientes diretamente prejudicados, muitos dos quais morreram na sala operatória, a coisa toda criou problemas pros outros 800 funcionários da clínica, que se viram sem trabalho e sem salário (a clínica foi fechada e todos os pagamentos suspensos), e pros outros não sei quantos pacientes, que precisam de tratamento e ficaram de mãos abanando. Legal, né.

Enquanto isso, na Sala da Justiça, Berlusca quer porque quer aprovar a lei que proíbe a publicação de toda e qualquer escuta telefônica. Coisa de quem tem rabo preso, lógico, porque como diz o Tonino (ex-Ministro da Infra-Estrutura e meu ídolo político por essas bandas), quem não faz besteira não tem medo de ser pego. Que nojo de homem, nojo, nojo, nojo. A minha esperança de que a opinião pública se rebele contra essa lei idiota depois do escândalo na tal clínica, que só foi descoberto justamente através das escutas telefônicas, é praticamente nula; estou aqui há tempo demais pra achar que alguém liga pra alguma coisa.

Bush está visitando Roma, que, como vocês sabem, é tudo na vida, e a cidade está totalmente bloqueada. O trânsito, que já é uma delícia, está pior ainda. Não sei quantos mil policiais foram deslocados pra fazer a segurança das ruas por onde o senhor DWI vai passar. Estacionar ficou mais impossível do que o normal. E pra completar a pantomima, foram retiradas não sei quantas caçambas de lixo das ruas, pra não estragar o visual, digamos assim. Vocês reclamam do Lula, mas ele pelo menos tem a desculpa de ser pobrinho e ignorante, no controle de um país pobrinho e ignorante. Aqui na Bota a desculpa qual é?

A impressão que eu tenho é a de estar testemunhando a queda do Império Romano.

P.S.: Hoje, se não me engano, Bush e Berlusca vão encontrar o Papa. Uma bombinha bem mirada resolveria tantos problemas, né não… Longe de monumentos históricos, por favor.